EM ALTA

Martini - Advocacia, Assessoria e Consultoria Jurídica

A SIMPLES diferença entre DOM e TALENTO

Segundo o dicionário: dom é uma qualidade inata, natural. 

Para os mais religiosos, é algo vindo de Deus, uma habilidade que o próprio criador lhe deu e você decidirá como usá-la. Para quem não tem uma crença ou religião, dom é algo que nasce com a pessoa, que lhe permite desenvolver coisas de forma natural. 

Muitas vezes confundimos o dom com o talento, mas há diferenças claras. 

O dom é a capacidade que algumas pessoas têm para o desempenho de determinadas tarefas de forma fácil e natural, mas que para a maioria das pessoas apresenta certo grau de dificuldade. É isso que explica o fato de algumas crianças desenharem tão bem, ou ainda, terem exímia habilidade em tocar determinados instrumentos musicais ou praticar determinados esportes ou, ainda, realizar certas atividades intelectuais.

O dom nasce com a pessoa. Já o talento possui alguns requisitos para que possa ser desenvolvido. São eles: treinar muito, ter disciplina ou planejamento, e perseverança (persistir na busca do resultado). 

Como exemplos de talento, nós temos os autores das grandes invenções da história humana. O inventor da lâmpada elétrica (e de muitos outros inventos) Thomas Edison, disse certa vez: “talento é 1% inspiração e 99% transpiração”. 

Portanto, o dom é o talento natural; e o talento é o dom do trabalho duro.


Postagem Anterior Próxima Postagem