EM ALTA

Martini - Advocacia, Assessoria e Consultoria Jurídica

Jardim Aeroporto - O segundo centro de Ouro Preto do Oeste

Olá pessoal, tudo bereuza com vocês?

Mais uma vez eu to por aqui trazendo uma das minhas ideias malucas para melhorar a nossa querida Ouro Preto do Oeste. E agora o meu projeto visa beneficiar o bairro Jardim Aeroporto em todas as suas numerações.

Acredito que, entendendo o projeto, vocês também irão me apoiar e conto com a ajuda de vocês para compartilhar essa ideia; fazendo com que ela chegue até os nossos representantes e, quem sabe, ela se concretize um dia.

Como você viu no título dessa postagem, o projeto é transformar o bairro Jardim Aeroporto no segundo centro da cidade. Mas será mesmo que este projeto é possível?

Vamos entendê-lo:

O BAIRRO

O Jardim Aeroporto é o maior bairro de Ouro Preto do Oeste em extensão territorial. Nele encontramos escolas, postos de saúde, quadras esportivas, comércios em geral, bares, e em toda sua extensão temos a avenida Gonçalves Dias, uma das maiores da cidade, senão a maior. 

Uma boa parte das pessoas que trabalham na cidade moram neste bairro, mas trabalham no centro. O bairro tem alguns comércios, mas é pouco explorado pelos consumidores da cidade.

Para chegar ao bairro temos alguns acessos, vou citar os que lembro: Avenida Ademir Ribeiro, Avenida Gonçalves Dias, aquela estrada que passa pelo Colina Park, a linha 04, chegando a LH 172 quando se vem da RO 473 de Teixeirópolis, a estrada que passa atrás da Ceplac, a estrada que liga a avenida Tancredo Neves e dá acesso a BR 364 pelo sistema chacareiro. Desculpa não saber os nomes, mas são essas aí.

Sabendo dessas coisas, vemos que o bairro tem um enorme potencial para ser um centro receptivo da nossa cidade, uma forma alternativa de acesso à Ouro Preto do Oeste, que não seja o centro. Um centro além do centro, ou como o título diz, o segundo centro.

ATALHOS DE ACESSO À CIDADE

Como vemos nas imagens abaixo, o bairro pode ser um atalho de acesso à cidade para aqueles que vem de Teixeirópolis, Urupá, etc.


Imagem: Google Maps



Imagem: Google Maps

Pode ser também um acesso mais rápido para quem vem da linha atrás da EMBRAPA ou de Ji-Paraná pela BR 364.

Imagem: Google Maps



ASFALTAMENTO

A avenida Gonçalves Dias é dividida em duas pistas e durante um bom tempo ela teve apenas uma das pistas asfaltada. Após alguns anos, a prefeitura resolveu asfaltar uma parte da segunda pista que ia do chamado "redondo da Joselita" até a ponte do Aeroporto. Porém ainda falta um trecho para ela ser completamente asfaltada, que vai da ponte do Aeroporto até seu término dela, passando em frente à rua do cemitério, até a entrada da linha 172, como consta no Google Maps.

Com o asfaltamento total da avenida, teremos uma melhor trafegabilidade; com a criação de canteiros teremos uma paisagem mais agradável.

Imagem: Google Maps


Fazendo manutenção regular e asfaltamento nas estradas que ligam nossa cidade às principais rodovias, o bairro terá um maior tráfego de pessoas que querem chegar à cidade. O asfaltamento das linhas 172 e linha 4 (como consta no GMaps) seria um atalho para quem vem de Urupá, Teixeirópolis e precisa chegar em Ouro Preto do Oeste. Da mesma forma, quem quer visitar os parentes de forma mais rápida, poderia acessar qualquer uma das alternativas listadas na parte de cima desse post para chegar mais rápido ao bairro Aeroporto.

Isso aumentaria o tráfego de pessoas pelo bairro, aumentando também a movimentação no comércio existente e a abertura de novos pontos comerciais.

O asfaltamento da avenida Gonçalves Dias, das linhas de ligação das RO 473 e BR 364 para acesso à Ouro Preto pelo Jardim Aeroporto seriam o fator mais importante para a transformação do bairro num segundo centro.


COMÉRCIOS 

O bairro, por ser grande e ser cortado por uma das principais avenidas da cidade deveria ser rico em comércios, mas não é. Chego a dizer que, em relação a comércios, a Ademir Ribeiro tem uma concentração maior que a Gonçalves Dias. Os comércios da Gonçalves Dias são bem espalhados, divididos entre casas, por isso não fluem como um centro deveria ser. Mas ainda falta alguns estabelecimentos importantes como hotéis, por exemplo.

Por ser um bairro grande e com um grande número de moradores, temos também um grande número de parentes que visitam esses moradores. E por não terem como ficar na casa dos parentes, as vezes, eles acabam tendo que procurar hotéis para isso, o que os força a irem para o setor rodoviário.

Um hotel bem estruturado, não precisa ser grande, basta ser um hotel e organizado, seria uma boa escolha para quem queira empreender naquela área. Mas é claro, caso a estruturação do bairro comece a acontecer.

Outra opção para o bairro são churrascarias, restaurantes, lojas, e etc. Temos uma aglomeração considerável na praça do bairro, e aquele poderia ser o ponto central dessa expansão.

Fico impressionado como ainda ninguém pensou em instalar uma lotérica no Jardim Aeroporto. Muitas das pessoas que fazem suas apostas nas lotéricas do centro, vão até o centro para pagar boletos, são moradoras do bairro. Uma casa lotérica no bairro seria uma boa ideia que ajudaria muito a população dali.

Também acredito que as farmácias estão perdendo clientes por se concentrarem muito no centro, onde já está LOTADO delas. O bairro Jardim Aeroporto só tem uma, que deve agradecer a todas as outras por isso.

Antes de abrir um negócio, é só pensar bem: "O que as pessoas tanto procuram no centro da cidade que ainda não tem perto de onde eu moro?" Assim você terá uma ideia de em que investir.


EXPANSÃO HABITACIONAL

Com o aumento do fluxo de pessoas pelo bairro, estradas e ruas asfaltadas, pessoas circulando nos comércios, certamente mais pessoas gostariam de habitar essa região, porque é isso que as pessoas fazem. Quando alguém vai se mudar, é natural procurar saber se perto de onde ela vá morar tem hospital, padaria, farmácia, escola, etc.

Aumentando a procura por moradias em um bairro em ascendência, talvez os donos de terra ao redor, em acordo com a prefeitura municipal, venderiam parte de suas terras para o loteamento de datas para por a venda. Assim como foi feito com o Colina Park e Park Amazonas.

Imagem: Google Maps



SEGURANÇA

Com o aumento comercial, habitacional e de tráfego do bairro, consequentemente aumentaria a segurança da área. Mais rondas policiais pela área para a proteção do comércio, mais moradores acionariam as empresas de segurança devido a expansão do bairro, entre outros fatores.


CONCLUSÃO

Valorizar os bairros de sua cidade, e não apenas o centro, é um fator que faz uma cidade evoluir, tanto na forma de administrar, quanto na valorização de seus habitantes. Se falamos de bairros, não falamos apenas de ruas e casas, mas de habitantes, munícipes, eleitores, trabalhadores. E isso une mais a nossa comunidade.

É claro que toda essa projeção é uma coisa da minha cabeça e, sempre que possível, eu gosto de compartilhar com meus amigos leitores. E eu acredito que uma cidade em expansão sempre chama a atenção da região.

E você, o que achou?
Você acha que é possível?
Seria uma boa opção para o Jardim Aeroporto e a nossa amada cidade?

Deixe nos comentários e compartilhe com os amigos nas redes sociais.
Postagem Anterior Próxima Postagem