EM ALTA

Martini - Advocacia, Assessoria e Consultoria Jurídica

O FIES quebrou a Previdência e você nem sabia

O Brasil está quebrado, a previdência em crise, o modelo atual falhou e precisa de outro modelo melhor elaborado para substituí-lo neste momento caótico. Seria então necessária uma reforma da previdência?

Sabendo que o sistema está quebrado, é sim necessário uma reforma. Mas se ele está quebrado, de quem é a culpa?

Pra entender o que motivou essa quebra, vamos mostrar como funciona o nosso modelo atual da previdência.

O sistema atual é o de repartição, em que os trabalhadores da ativa bancam a aposentadoria dos mais aposentados e pensionistas. É como se você que trabalha e contribui estivesse pagando a aposentaria do seu avô, e quando você se aposentar, seus filhos e netos pagarão a sua.

Mas porque esse sistema quebrou?

Antigamente tínhamos cerca de dez trabalhadores contribuindo para bancar um aposentado, e não apenas pelo número pequeno de aposentados, mas porque mais pessoas trabalhavam. Conforme os anos foram passando, tivemos um número maior de pessoas se aposentando, e um número menor de pessoas trabalhando.

Segundo pesquisas, hoje a contribuição de uma pessoa é repartida para a aposentadoria de oito aposentados, o resto é o governo que completa, e isso quebrou o sistema de previdência. Talvez se tivéssemos mais pessoas trabalhando e contribuindo, não precisaria de uma reforma da previdência para aderir um novo sistema.

Mas pense comigo: Porque temos menos pessoas trabalhando?

Eu cheguei a uma conclusão que uma boa parte é culpa dos programas de educação do governo, como o FIES.

Aí você diz: "- Nossa PJ, que absurdo cara. Esse programa que ajudou tanta gente."
Veja com seus próprios olhos:
Chupa que é de uva kkkk

Eu digo que é culpa, principalmente, do FIES porque... reflita: 

Antigamente, para uma pessoa fazer uma faculdade, ela tinha que trabalhar para poder pagar por essa faculdade. certo?

E ao mesmo tempo que ela trabalhava para pagar a faculdade, ela, automaticamente, contribuía com a previdência. correto?

Com o projeto de 'dar faculdade de graça para o jovem', os jovens pararam de procurar emprego com a desculpa de 'focar nos estudos'. E isso. além de deixar os jovens frescos e preguiçosos, diminuiu a taxa de contribuição para com a previdência. E aí, no passar dos anos, com mais gente envelhecendo e menos jovens trabalhando porque estavam estudando, graças ao governo, a previdência ruiu.

Você entendeu?

Por isso chegamos ao famoso termo usado para se conseguir as coisas, chamado de meritocracia.

Na maioria, trabalhar para conseguir chegar aonde você quer é a melhor coisa a se fazer. Não depender do sistema, do preconceito, não olhar para si e ver apenas sua pobreza ou situação. Mas olhar pra você e ver sua determinação, vontade, desejo e lutar para torná-lo realidade. Isso sim é a postura de quem quer vencer na vida.

E é isso pessoal. Esse artigo foi, simplesmente, para expor a minha visão sobre a situação da previdência, o malefício do FIES e a importância de uma reforma na previdência.

Obrigado por ler, comente o que achou e compartilhe.


Postagem Anterior Próxima Postagem