EM ALTA

Martini - Advocacia, Assessoria e Consultoria Jurídica

A população deveria ser mais participativa


Olá pessoal. Tudo bereuza com vocês?

Galera, estamos vivendo dias de discórdia entre as ações da câmara de vereadores e a população. Sempre encontramos amigos ou conhecidos comentando sobre atitudes tomadas pelos nossos representantes que não foram aprovadas pela população. Mas peraí! A população tem participado das sessões da câmara municipal?

Há alguns anos as sessões da câmara dos vereadores eram realizadas depois das cinco ou seis horas da tarde, e esse horário era favorável para algumas pessoas que saiam de seus serviços e logo se dirigiam para lá afim de assistir as propostas e decisões daqueles que estavam no cargo. Algumas, e bem poucas.

Mas assim que a nova bancada assumiu em 2017, esse horário foi alterado, mudando o horário das sessões para o período da manhã. Impossibilitando totalmente a participação da comunidade ouropretense do oeste de participar das propostas e decisões tomadas. Isso causou uma grande revolta na população que não podia deixar seus trabalhos para assistir as sessões. Apesar de alguns "puxa-sacos" apoiarem a decisão da mudança.

Hoje ainda vemos pessoas questionando essa troca de horário, mas essas pessoas não participavam nem quando as sessões eram depois das 18:00hs.

Assumo que não achei o horário da manhã não favorece a participação da população e eu achei errado essa mudança de horário das sessões sem terem comunicado a população; e se comunicaram, foi uma comunicação fraca e falha, senão não haveriam tantas reclamações atualmente.

Mas temos que ser realistas. Se a população não participa em massa, eles vão fazer o que quiserem, vão aprovar os projetos que quiserem, e só saberemos quando tudo estiver feito.

Talvez essa vontade que surgiu agora, dessas pessoas quererem participar das votações, pode ter sido um efeito retardado das manifestações que aconteceram no país, da onda conservadora que surgiu a pouco novamente na nossa nação.

E o que temos que fazer, então, para participar das decisões tomadas pelos nossos representantes na câmara?

Resposta: Não sei! Acho que deve-se procurar primeiro o presidente da câmara com um abaixo assinado contendo muitas assinaturas assumindo o interesse da população de, realmente, participar das sessões, que o período matutino não permite a presença dos munícipes trabalhadores; caso não haja consenso, deve-se procurar um advogado para saber o que pode ser feito e, enfim, retornar ao horário padrão para que haja mais participação do povo. Porém, acredito que uma boa conversa deverá por tudo no devido lugar.

Mas tem que ter essa participação. A comunidade deve estar presente nas propostas de projetos votados nas sessões ordinárias e, pode sim, se manifestar quando, num consenso geral, tal proposta não for aprovada aos olhos da população. Porque se eles estão lá, estão porque nós colocamos. Mesmo que aquele em que você votou não tenha sido eleito, mas você exerceu seu direito de cidadão e foi a urna. Então você tem sim, o direito de reclamar.

E fazendo assim, a comunidade terá participação, realmente, nas decisões tomadas para o município. Mas eu reforço o alerta: PARTICIPE DAS SESSÕES DA CÂMARA.

Ali são ponhados em pauta assuntos que terão influência direta na sua vida.

Obrigado por ler até aqui.

Comente o que achou, compartilhe o post nas redes sociais para mais pessoas se tocarem sobre o assunto.

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião

Postagem Anterior Próxima Postagem