EM ALTA

Martini - Advocacia, Assessoria e Consultoria Jurídica

Porque Ninguém Faz Alguma Coisa?


A Estância Turística de Ouro Preto do Oeste está abandonada. Falo isso com toda certeza do mundo. Sabendo que corro riscos em criticar, mas corro em nome da verdade. Ninguém mais aceita esta situação, isso é fato. Mas quantos estão se movendo para mudar algo?

Eu, como morador nascido e criado aqui, sinto muita tristeza em olhar pra minha cidade natal, lembrar do seu passado e comparar com seu atual estado. Lembro de épocas de ouro, quando não tínhamos tanto desenvolvimento, recursos ou tecnologias, mas a cidade era feliz e elogiada por muitos.

Lembro-me das épocas de festa na Praça da Liberdade, onde vinham grandes nomes da música e alegravam a multidão, além de trazer turismo para nossa cidade. As pessoas vinham estes shows e pousavam em nossos hotéis, compravam em nossas lojas e comiam em nossos restaurantes. Tudo isso gerava lucro pra cidade.

Lembro também da Praça dos Imigrantes, quando era bonita e arrumada, bem cuidada e conservada, quando a prefeitura valorizava nossa história ali contida. O Pau do Mingonga, a quadra de areia, seu design dos blocos do chão e seu valor histórico. Hoje está tudo abandonado, largado às traças literalmente. E ainda dizem que querem transformar aquela praça num estacionamento. sou totalmente contra.

Leia:
São tantas lembranças boas. Até a Praça do Aeroporto tinha sua beleza peculiar. Hoje seu design se parece mais com um curral. Pergunte a qualquer um. Seu arquiteto tem que apanhar de cinta.

Hoje estamos a mercê de pessoas que não procuram a opinião da população para saber realmente o que nos interessa. Fazem o quem bem querem na hora que bem entendem. Enquanto isso, vivemos de lembranças do passado feliz.

Somos de um tempo onde não tinha beleza na cidade, mas todos tinham emprego e dinheiro no bolso, e isso já valia como algo lindíssimo, pois o pai de família podia dar uma boa vida a sua família.

O que custa fazer uma campanha de incentivo às empresas de fora se instalarem aqui?
Morei alguns meses em Campo Novo do Parecis no estado do Mato Grosso, e a tática chamativa para as empresas se instalarem lá é tentadora. Não é a toa que a cidade é a 8ª economia do estado do Mato Grosso.

A empresa procura a prefeitura afim de se instalar ali. A prefeitura então, sabendo que isso gerará mais emprego e, automaticamente, mais impostos e mais dinheiro para movimentar nos comércios, conversa com os sitiantes ou fazendeiros dos arredores, compra o pedaço de terra para a empresa, isenta-a de impostos por alguns anos, assim a empresa se instala, contrata, produz e movimenta a cidade. Porque não usam essa tática aqui em Ouro Preto do Oeste?
É falta de pesquisa?
De tentar?
É falta de que?
Por acaso os senhores estão pensando apenas nos seus cargos temporários ou pensam na população?

Lembrem-se

Os senhores não SÃO vereadores ou prefeito, os senhores ESTÃO vereadores e prefeito.

Logo logo chegam as eleições e vocês deixarão seus postos. Tentem sair com uma certa aprovação da população, o que eu já acho difícil a essa altura da temporada. Mas façam algo para a população, nem que doa a vocês, mas vocês precisam ser reconhecidos por algo. Melhor que seja por algo bom.

Voltando a falar da vergonha turística que já está nos fazendo virar piada nas redes sociais e nas cidades vizinhas. Tínhamos um cartão postal de reconhecimento nacional aqui na cidade, porém está abandonada. Estou falando da Praça da Liberdade que está praticamente abandonada. Só é lembrada em épocas de festividade, como fim de ano, mas durante o ano fica inerte em meio ao mato que cresce. Sem falar dos tanques com os peixes que nunca viram uma limpeza na sua existência.

Isso não é falta de recurso, é falta de vontade de trabalhar. Se tivéssemos pessoas com coragem, em todos esses anos, teríamos deixado aqueles tanques como se fossem novos, fazendo uma boa limpeza e retirando todo o lodo. Fico com pena dos peixes que estão lá, respirando aquela poluição. Lembrando que eles estão ali para serem observados, mas como observá-los com tanta sujeira na água?

A Praça da Liberdade não pode ser sucateada. Restaurada apenas para seus fins e esquecida.

Voltando ao assunto dos eventos, para que serve aquele teatro no canto da praça? Porque não temos alguma escola de teatro para descobrir talentos na nossa cidade? Algum encontro noturno de escritores para apresentar suas obras literárias, canções, encenações, etc...? Pelo jeito foi mais um investimento frustrado da nossa inteligentíssima prefeitura. Aquele teatro pode ter tantas utilidades nas mãos de quem sabe o que fazer, pena que não está.

Os eventos esportivos da nossa cidade sempre foram um ponto chamativo da população. Algo que os tirava de suas casas para torcer pelo time de seus amigos no ginásio municipal, no estádio do Incra, no módulo esportivo, entre outros. Mas de alguns anos pra cá tudo foi decaindo. Não tínhamos mais o incentivo da prefeitura para organizar campeonatos, torneios, e os esportistas amadores foram desanimando. Os eventos esportivos que tivemos foram de iniciativa privada, mas como os custos são altos, não dá pra fazer direto. E aí vem aquela velha pergunta: Para onde está indo a verba destinada ao esporte?.. E se está sendo desviada para outro propósito, os esportistas concordaram com isso?

Eu, como esportista, afirmo que não. Nós somos uma cidade abençoada com atletas de alto nível, que desde jovem já demonstram amor ao esporte, independente de qual seja. Mas o descaso da prefeitura com o esporte, e o desvio dessas verbas que seriam destinadas a manter o esporte em alta na cidade, acabam desanimando esses atletas que desistem de praticar seu esporte, de apresentar seu desempenho em campeonatos, e infelizmente arranjam ocupação nas drogas, entre outras atividades ilícitas.

Sim. A prefeitura tem culpa por muitas coisas que acontecem na nossa cidade com nossos jovens que, se tivesse uma forma adequada de trabalho, poderia tirar esses jovens das atividades ilícitas e colocá-los em um bom caminho.

Hoje estou escrevendo isso aqui galera, como uma forma de desabafo. Espero que me compreendam.
Porque cansei de viver em uma cidade, onde tem tudo pra crescer, mas não crescem pelas más administrações que aqui se passaram. Precisamos de pessoas que amem a cidade para administrá-la, e não pessoas que olhem apenas para seu cargo temporário e seu próprio umbigo.

Se eu esqueci de citar algo, acrescentem nos comentários. Se eu ofendi alguém, me desculpe. Mas é o que eu penso.

Obrigado por ler!

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião

Postagem Anterior Próxima Postagem